Francisco Perna Filho - Desenredo




Francisco Perna Filho









Desenredo


Os carros, feito peões,

rodopiam enlaçados, um a um,

nos seus cordões que se prolongam em avenidas

e tecem a manhã de galos e aborrecimentos.

No final da tarde, eles invertem a trajetória

e os cordões da tessitura se refazem na anunciada volta,

no torvelinho ocasional dos predestinados pais e mães,

que se perdem engarrafados nas apertadas ruas,

segregadas pelo lixo e os meios-fios

ansiosos em voltar para casa.

Um a um,

dois a dois,

emparelhados como bois,

berram lastimosamente pedindo passagem

no desfazer do dia.

A composição agora é outra:

os carros celebram a noite

acesos nos seus faróis esbugalhados,

na vã tentativa de reaver a luminosidade perdida.

Os carros, tão sós,

não sabem das ruas,

do pálido olhar dos seus donos,

e, nem mesmo, do trajeto que percorrem,

simplesmente voltam,

e voltam encorajados pelo combustível que arrotam

de que nem sequer imaginam o custo.



Este poema faz parte do meu próximo livro "Visgo Ilusório", no prelo.

Imagem: Minotauro

Manoel de Barros - Poema






Manoel de Barros













XII


Pegar no espaço contiguidades verbais é o
mesmo que pegar mosca no hospício para dar
banho nelas.
Essa é a prática sem dor.
É como estar amanhecido a pássaros.

Qualquer defeito vegetal de um pássaro pode
modificar os seus gorjeios.




In.O Livro das Ignorãças.3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984, p.21.
Imagem: pássaros


Manoel de Barros - Poema



O Livro das Ignorãças



VII



Um girassol se apropriou de Deus: foi em Van Gohg







XI



Adoecer de nós a Natureza:
- Botar aflição na pedras
(Como fez Rodin).








In. O Livro da Ignorãças. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984, p.17 e 21.

Manoel de Barros - Poema




Dando prosseguimento à poesia de Manoel de Barros, continuaremos com alguns poemas do Livro das Ignorãças. Boa Leitura!







I



No tratado das Grandezas do Ínfimo estava escrito:



Poesia é quando a tarde está competente para dálias.
É quando
Ao lado de um pardal o dia dorme antes.
Quando o homem faz sua primeira lagartixa.
É quando um trevo assume a noite
E um sapo engole auroras.




V



Formigas carregadeiras entram em casa de bunda.







VI



As coisas que não têm nome são mais pronunciadas por crianças.







VII


No descomeço era o verbo.
Só depois é que veio o delírio do verbo.
O delírio do verbo estava no começo, lá
onde a criança diz: Eu escuto a cor dos
passarinhos.
A criança não sabe que o verbo escutar não
funciona para cor, mas para som.
Então se a criança muda a função de um
verbo, ele delira.
E pois.
Em poesia que é voz de poeta, que é a voz
de fazer nascimentos -
O verbo tem que pegar delírio.





In. Livro da Ignorãças. Manoel de Barros. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984, p. 15-17.

Manoel de Barros - Poema






Esta semana, farei uma homenagem ao poeta Sul-Mato-grossense Manoel de Barros, um dos nossos maiores poetas. Sobre ele, escrevi a minha Dissertação de Mestrado em Letras: "Criação e Vanguarda - Bopp e Barros", um estudo comparado entre ele e Raul Bopp, poeta Sul-Rio-Grandense. Caso alguém se interesse pelo livro, poderá adquiri-lo pelo e-mail: framper@terra.com.br. Boa Leitura !



UMA DIDÁTICA DA INVENÇÃO



Para apalpar as intimidades do mundo é preciso saber:


a) Que o esplendor da manhã não se abre com faca

b) O modo como as violetas preparam o dia para morrer

c) Por que é que as borboletas de tarjas vermelhas têm devoção por túmulos

d) Se o homem que toca de tarde sua existência num fagote, tem salvação

e) Que um rio que flui entre 2 jacintos carrega mais ternura que um rio que flui entre 2 lagartos

f) Como pegar na voz de um peixe

g) Qual o lado da noite que umedece primeiro.
etc.
etc.
etc.
Desaprender 8 horas por dia ensina os princípios.





II




Desinventar objetos. O pente, por exemplo.
Dar ao pente funções de não pentear. Até que
ele fique à disposição de uma begônia. Ou
uma gravanha.


Usar algumas palavras que ainda não tenham
idioma.







III




Repetir repetir - até ficar diferente
Repetir é um dom do estilo.



In.Livro das Ignorãças. Manoel de Barros. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994, p.11-12.

Selo/Prêmio














Recebi este selinho da minha amiga Ângela
http://entremeios-angela.blogspot.com/


indico os seguintes blogs para reberem o selo:

Manuel Bandeira - Poema



Manuel Bandeira






Maçã


Por um lado te vejo como um seio murcho

Pelo outro como um ventre de cujo umbigo pende ainda o cordão placentário

És vermelha como o amor divino

Dentro de ti em pequenas pevides

Palpita a vida prodigiosa

Infinitamente

E quedas tão simples

Ao lado de um talher

Num quarto pobre de hotel


Imagem: http://imagens.kboing.com.br/papeldeparede/7331maca.jpg

Manuel Bandeira - Poema






Manuel Bandeira









A Arte de Amar


Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.
A alma é que estraga o amor.
Só em Deus ela pode encontrar satisfação.
Não noutra alma.
Só em Deus — ou fora do mundo.
As almas são incomunicáveis.


Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.
Porque os corpos se entendem, mas as almas não.


Jádson Barros Neves - Conto



Jádson Barros Neves, estamos diante de um dos maiores contistas deste País. Tocantinense de Guaraí, dono de uma verve literária que encanta, Jádson já conquistou mais de uma dezena de prêmios, dentre eles, o "Prêmio Cidade de Belo Horizonte", o "Prêmio João Guimarães Rosa", da Radio France Internationale. Hoje, para deleite de todos, leremos o conto "Esta noite Não Durmo" que ganhou o Prêmio Cidade de Belo Horizonte/2008. Boa Leitura!



PRÊMIO CIDADE DE BELO HORIZONTE/2008


Esta Noite Não Durmo

Jadson Barros Neves


Conservo este quarto de tábuas iluminado apenas pela luz que vem da praça e das casas vizinhas, mas, à medida que a noite cresce e as janelas vão-se fechando, o cômodo fica bastante escuro. Então me encolho no colchão e permaneço acordado até de manhã, esperando a mulher que me traz o café e o cuscuz. Ela conversa comigo, olhando-me nos olhos (talvez enraivecida porque eu lhe tirei o quarto) e depois se vai. À noite, ela chega com mais comida, um balde com água, toalha e roupas. São roupas de diferentes medidas e nunca se ajustam direito a meu corpo. A mulher espera que eu tome banho e me vista e só então sai. Depois, fico sozinho com meus pensamentos, com a razão de estar aqui.

Hoje, ouvi o barulho dos cascos dos cavalos. Quatro homens pararam na calçada perto do quarto e ficaram conversando até tarde. Depois que eles saíram, as luzes da rua se apagaram, e mais uma vez tentei um cochilo. De noite, o silêncio se torna enorme, e qualquer ruído, por menor que seja, compõe uma ressonância sobrenatural.

Antes de tudo isso, minha vida era feita do respeito dos homens. Rapaz, já levava mais de um morto comigo e por isso me respeitavam. Eu não era de andar armado, quebrando cadeiras em cabarés ou humilhando as pessoas. Meu costume era ladino. Quando terminava o serviço, continuava minha vidinha de quintal precisando de enxada, de vendedor de ouro em pó. A polícia esteve mais de uma vez vasculhando meu quarto, mas nada encontrou. Fez perguntas a minha mãe, me disse muitas e boas, inclusive que um dia me encontrariam com a boca cheia de formiga.

Quando as coisas começavam a apertar, eu saía para outras cidades. Uma vez, me contrataram para matar um delegado. Eu conhecia o sujeito e sua fama. Foi um homem que havia apanhado dele na cadeia quem me contratou. Depois de três anos, tendo conseguido uma boa quantia de ouro no garimpo, coisa rara hoje em dia, aparece-me numa tarde de domingo. Fiz cara de difícil entendedor, como sempre faço, levando o sujeito até onde se pode levar alguém nessa barafunda toda. Quando revelou o nome da vítima, comentei que era um serviço muito difícil. O homem contou que eu tinha todo o tempo do mundo. Adiantou-me um pouco do dinheiro, para as despesas.

Depois de anos de valentia, as pessoas ficam descuidadas. E foi o que aconteceu ao delegado. Várias vezes, refiz seu trajeto, seguindo-o às vezes de muito perto, sem que ele percebesse. Ele saía de casa por volta das sete da manhã, dava um pulo na delegacia e depois ia almoçar e passava as tardes extorquindo comerciantes. A sua rotina se quebrava na quarta-feira à noite, quando, em vez de partir para a zona, ia tomar sorvete.

Perto das onze, desligavam os motores a diesel, e a cidade mergulhava na escuridão. Consegui que meu contratante subornasse o funcionário da pequena usina, para este causar um blecaute às nove da noite de uma quarta-feira. Pedi um bom revólver e balas explosivas e, na noite da quarta, cinco minutos para as nove, lá estava eu: de chapéu para sombrear o rosto e de preto para escurecer o corpo, sorveteria adentro. Sentei-me a um canto, pedi um refrigerante e aguardei. O delegado apareceu com dois homens. A energia acabou pouco depois das nove. Esperei o burburinho natural e, quando voltaram com o lampião aceso, dei o primeiro tiro, bem na cabeça do delegado. Ele bateu no balcão de madeira, caiu e ficou agonizando entre as cadeiras. Um homem virou-se e disparou, marca de bala na minha orelha esquerda, esse pequeno rasgão. Atirei de volta. As balas enchiam o peito do homem, e ele voou, caindo sobre as mesas. O outro saiu derrubando tudo e mal ouvi quando seus passos silenciaram na rua. Aí corri também. Passei pela casa de meu contratante e entreguei-lhe a roupa e o revólver e voltei para o hotel.

Coisa que nunca fiz foi receber tudo adiantado ou logo após o serviço. Dá na vista. Quem tem dinheiro mostra, não há jeito. Recebi e fui gastando aos poucos. Mesmo para mamãe, comprei apenas um vestido. Ela sempre pensou que eu me virasse nos garimpos da região, e minha vida era um pouco semelhante à de um garimpeiro: épocas de fartura, quando há ouro no estio, e outras de aperto, nas chuvas, quando os garimpos fecham. Claro que nunca vivi no sufoco. Eu tinha bons músculos, boa pontaria e muita folga, era isso. Eu conhecia o ditado: “Cabeça vazia, oficina do diabo.” Mas eu planejava bem minhas ações, pois sabia que a chibata para meu lado, quando viesse, seria de arrancar o couro.

O tempo vai e vem. A gente se acostuma até com o que não presta. E se pensa que o silêncio cose o silêncio, engano, pois uma vez arranhado, o dito fica ferido, a ferida está exposta. Assim, aconteceu novamente. Arranjaram outro serviço para eu fazer. Iria acompanhado de dois homens. Sempre preferi trabalhar sozinho, mas me convenceram a ter ajuda dessa vez. Depois de tudo acabado, cada qual em seu canto. Iríamos emboscar um sujeito que depois eu soube ser um líder de sem-terra. Não mexo com esse pessoal que está por aí desejando se fixar. Cisma minha: “Seguro morreu de velho e Desconfiado ainda é vivo”. A coisa é simples: nem a polícia e nem os fazendeiros gostam dos sem-terra. Eu não gosto de polícia nem de fazendeiros. E dá pena ver aquela criançada remelenta acordando de manhã cedo nos acampamentos, morta de fome e com a barriga estufada de vermes.

Eu não sabia que era para matar gente deles. Uma noite, nos reunimos para os últimos acertos. Estávamos no bar, quando senti algo de anormal acontecendo. Não se leva mulher para esse tipo de encontro, e meus dois companheiros chegaram com duas putas e uma menina de uns quinze anos. Ouvi o que tinham para me dizer, aguardei que me esquecessem. Levantei e fui ao banheiro, no final de um corredor.

Eu saía, quando a menina se aproximou e revelou que os homens estavam ali para me matar. Uma das mulheres, tia dela, lhe dissera. Voltei à mesa, fingindo não saber de nada. Fingi até quando a mocinha me pediu para levá-la embora. Então comecei a brincar com ela, falando que era perigoso sair sozinha àquela hora. Ficamos nesse jogo, até quando um dos camaradas disse que me emprestaria a sua arma. Aceitei e saí com a moça, mas, da esquina, ao olhar para trás, vi as mulheres saindo. Retornei encostando-me à parede. Foi quando a energia acabou. Prendi o fôlego e esperei acenderem o lampião.

Quando a claridade azulada invadiu a calçada pelo retângulo da porta, fui surgindo com o revólver na mão. Aproximei-me da janela e vi os homens, conversando e rindo de costas para a rua. Atirei no rapaz que estava armado. Um tiro, uma queda. O outro se virou, abaixando-se, mas levou dois balaços e caiu. Atirei no lampião e corri dali. A noite estava escura. Atravessei uma ponte, joguei o revólver na água e corri para o hotel. No dia seguinte, parti para um garimpo. Fiquei três dias lá e retornei para casa, sem dinheiro, sem nada.

Alguma coisa estava mesmo errada, eu sentia disso. Porém, só tive certeza depois, quando os policiais apareceram em casa e dessa vez demoraram bem mais que o costume vasculhando tudo. Depois de muitas buscas inúteis, um sargento me olhou e disse.

__ Você tem idéia de quem era o rapaz que matou?

Argumentei que não havia assassinado ninguém, mas o sargento ficou na varanda, olhando para mim, manso naquela luz da manhã. Apurei e descobri que o rapaz era filho de um fazendeiro. Filho único, o que era pior. Tentei não me abalar, tentei ficar quieto, tentei cuidar de meu pequeno roçado, até que a conversa começou a correr. Minha mãe soube e uma noite me disse que iriam me matar. Disse, como se dissesse: “Você nasceu”. Entende?

Foi quando começou minha fuga, minha peregrinação. A princípio, fiquei escondido num acampamento dos sem-terra. Por mim, ficaria por lá. Levava uma vida tranquila, sem pedras no caminho. Dormia em redes, em cabanas frias á noite e acordava com os pássaros. Caçávamos, pescávamos, e nunca permanecíamos num mesmo local por muito tempo. Tomei gosto por essa vida. Assim correram anos. Um dia, recebi o recado de que minha mãe tinha morrido. Disseram-me sem rodeios. Recebi a notícia e apenas me recolhi. A mesma pessoa que me deu a notícia trouxe um par de sapatos. Eram os sapatos de meu pai. Depois que ele morreu, mamãe fechou definitivamente o cômodo que lhe servia de carpintaria e ali guardou os pertences dele. Nas raras vezes em que tive de me esconder ali, evitava baixar os olhos para o ângulo do canto direito, onde estavam os sapatos __ marrons, de bico apontando para a porta, a lingueta e a fivela resplandecente cruzando-se sobre o dorso.

No silêncio escuro desse quarto, estou pensando nisso tudo. Um dia, saí do acampamento. Então, certa noite, me tiraram de lá. Vim de barco e, mal vi as luzes do pequeno embarcadouro, trouxeram-me para este hotel. Pedi para ficar com o padre, mas me disseram que eu iria colocar em risco a vida dele. Ninguém tem sossego, é um ir e vir de caixões, de vinganças repetidas. Escolheram o hotel. Faz tempo que estou aqui.

No início, a moça fazia perguntas sobre minha vida. Esse quarto era o dela, eu soube quando a vi retirando a mala de baixo da cama. Dias atrás, ouvi o som engasgado de uma voz e, somente ao ouvi-lo repetidas vezes, descobri que era o ruído de minha voz. Estava só e precisava viver.

Hoje, depois que os homens saíram, choveu bastante. Olhei para a pracinha deserta e vi os cavalos imóveis debaixo da chuva. Dormi e despertei com vozes e uma porta batendo. Depois, o silêncio reinou. Permaneci na cama, imóvel, acordado. Ajustei meu cansaço à ausência do barulho e procurei descansar. Eu continuava unindo meus ouvidos aos outros sons que existem dentro do vazio. Logo, verei a claridade da manhã, e a moça virá.

Agora já é de manhã. A chuva parou e só existe aquele vento frio, que invade o quarto, vindo de tudo quanto é fresta. Consigo ver um pouco de claridade, ouço esse alarido inconfundível de pássaros. Mais um pouco, e ouço também as vozes masculinas. Logo a moça virá, penso. Fico apenas ouvindo, com meus olhos buscando claridade sob a porta. Quando a moça entrar, vou pôr a cabeça de fora e olhar o corredor. Preciso olhar, ver onde estou.

Ouço os passos dela. Sei que são dela. Abre a porta e fica me olhando com seus olhos redondos, debaixo das sobrancelhas espessas.

__ Agora você já pode sair __ é só o que me diz.

Afasta-se e sai. A princípio, meio tonto, investigo o corredor e vejo a mulher em sua blusa xadrez. O sol é apenas um fogo pálido que não dissolve a friagem.

Então ouço os homens no que pode ser a sala. Depois, vejo-os. No início, são dois, usam chapéu, vejo seus revólveres. Estico o pescoço para trás, na esperança de ver a moça, mas vejo apenas outros dois homens chegando pelo quintal. Antes que os quatros se agrupem, eu já estou batendo à porta de outro quarto, batendo e gritando, antes mesmo que os homens se aproximem e comecem a disparar.

Imagem:http://www.brasutil.com/config/imagens_conteudo/produtos/imagensGRD/GRD_2656_Lampião%20Verde.jpg

Raul Bopp - Poema






Raul Bopp






Bruxo



Longe
léguas adentro o Brasil parou
Parou a estrada

O homem pôs-se a decifrar a floresta
Deus ficou lá em cima recolhendo os silêncios

Curandeiro tomou diamba
Fez cosquinha de chamar sono
e virou bruxo

Estendeu a alma do lado de fora
Veio o gato e comeu

- Ai me leva! O rio crescia
Ficou só uma canoinha
- O vira-sebo te come!

Chegavam árvores e mais árvores
uma delas de raízes imensas
mastigando o Brasil

Vieram depois outros homens
Mandaram buscar o metro para medir a paisagem
Cobra Grande deu um peido: fium
Arvorezinha secou

Trovão tossiu feio
Tartaruga pôs a cabeça do lado de fora
ver se vinha chuva

- Ai me leva que está escuro
Bruxo esfregou os olhos

Floresta estava com fome
Formiga virou cipó
Vento assobiou Curupira passou
Cortou um pedaço da perna
A carne começou a gritar na barriga

Canoinha piquininha
desfiou-se na fumaça
Fumaça virou fumacinha

Ficou só o olho do bruxo
inchado
enorme
crescendo

Quando a sombra chegou
as árvores tinham fugido

Então a noite dissolveu sono
e meteu a floresta num saco



In. Cobra Norato e outros poemas. Raul Bopp. 13ª. Rio de Janeiro:Civilização Brasileira, 1984, p.109-110.


Raul Bopp - Poema





Raul Bopp















Coco de Pagu


Pagu tem os olhos moles
uns olhos de fazer doer.
Bate-coco quando passa.
Coração pega a bater.


Eh Pagu eh!
Dói porque é bom de fazer doer.


Passa e me puxa com os olhos
provocantissimamente.
Mexe-mexe bamboleia
pra mexer com toda a gente.


Eli Pagu eh!
Dói porque é bom de fazer doer.


Toda a gente fica olhando
o seu corpinho de vai-e-vem
umbilical e molengo
de não-sei-o-que-é-que-tem.


Eh Pagu eh!
Dói porque é bom de fazer doer.


Quero porque te quero
Nas formas do bem-querer.
Querzinho de ficar junto
que é bom de fazer doer.


Eh Pagu eh!
Dói porque é bom de fazer doer.




In.Poesia completa de Raul Bopp. Augusto Massi. São Paulo/Rio de Janeiro: Edusp/José Olympio, 1998.

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