Georg Trakl - Poema

labios8.jpg image by milouskablog

Elegía





La amiga que con flores verdes malabarea

jugando en los jardines lunares-

¡Oh! ¡Qué encandece tras los setos de tejos!

Áurea boca que roza mis labios

y ellos resuenan como estrellas

sobre el arroyo Cidrón.

Pero las nieblas de estrellas caen sobre la llanura,

danzas salvajes e inefables.

¡Oh! Amiga mía tus labios,

labios de granada,

maduran en mi boca de concha cristalina.

Grave reposa sobre nosotros

el dorado silencio de la llanura.

Al cielo se evapora la sangre

de los niños asesinados

por Herodes.







In.PersoAnadoo
Imagem retirada da Internet: Lábios

Cultural - Deu na Folha de São Paulo


Eric Risberg/APA escritora chilena Isabel Allende

Escritora chilena Isabel Allende

Após 10 minutos de vendas, quatro mesas da Flip estão esgotadas



DE SÃO PAULO

A organização da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) informou que quatro mesas que acontecem durante o evento tiveram os ingressos esgotados logo nos 10 primeiros minutos de vendas.


Eric Risberg/AP


A escritora chilena Isabel Allende, cuja mesa na 8ª edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), já está esgotada As mesas que esgotaram tem o cartunista americano Robert Crumb, o músico americano Lou Reed, a escritora chilena Isabel Allende e o romancista indiano Salman Rushdie.


Os bilhetes para a Flip-2010, que vai de 4 a 8 de agosto e tem como homenageado o sociólogo Gilberto Freyre, começaram a ser vendidos hoje, às 10h. Os ingressos estão sendo vendidos por internet, telefone e em pontos físicos em oito cidades.


Segundo os organizadores, o número de entradas disponíveis para o público será o maior desde que o evento foi criado, em 2003.Dos 850 ingressos para cada mesa literária da Tenda dos Autores, onde ocorrem os principais debates, 75% serão postos à venda.


O restante é distribuído entre patrocinadores, equipe técnica e acompanhantes dos convidados --universo que nos últimos anos recebeu cotas maiores, informou a assessoria do evento, sem precisar o percentual.


Fonte: Folha de São Paulo - 05/07/2010 - 11h35

Chico Buarque - Poema


EU TE AMO


Ah, se já perdemos a noção da hora
Se juntos já jogamos tudo fora
Me conta agora como hei de partir

Se, ao te conhecer, dei pra sonhar, fiz tantos desvarios
Rompi com o mundo, queimei meus navios
Me diz pra onde é que inda posso ir

Se nós, nas travessuras das noites eternas
Já confundimos tanto as nossas pernas
Diz com que pernas eu devo seguir

Se entornaste a nossa sorte pelo chão
Se na bagunça do teu coração
Meu sangue errou de veia e se perdeu

Como, se na desordem do armário embutido
Meu paletó enlaça o teu vestido
E o meu sapato inda pisa no teu

Como, se nos amamos feito dois pagãos
Teus seios inda estão nas minhas mãos
Me explica com que cara eu vou sair

Não, acho que estás só fazendo de conta
Te dei meus olhos pra tomares conta
Agora conta como hei de partir


Imagem retirada da Internet: seios

Francisco Perna Filho - Poema

S I L Ê N C I O



A suposta lua que veríamos,

não a temos.

Somente as dálias,

os hibiscos,

o bule de café,

a sala bem arrumada,

dialogam com o nosso silêncio.

Tudo parece tão terno,

bem acabado,

perfeito para o amor prometido,

invetado em palavras raras,

prontas para serem ditas.

Lá fora,

a chuva,

a vida sonolenta,

a sirene d i s t a n t e,

as sonambúlicas palavras da madrugada

pronunciadas no sexo barato de alguma prostituta.

Aqui,

nos reclinamos,

propensos ao mundo,

ao tempo,

ao gozo,

quedos nas nossas vontades,

nos nossos vazios,

nos nossos delírios.

In. Revista Poesia Sempre. nº 31, ano 16. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2009

Imagem retirada da Internet: Hibiscus

Francisco Perna Filho - Poema

OS PRIMÁRIOS CAMINHOS DA AUSÊNCIA



Ninguém veio,

e a esperança de um amor incutido

foi se perdendo nas horas.

(Não digo que todo o resto do dia tenha pensado em saudades),

Ninguém veio,

e o poeta,

indefeso,

só pôde acatar e louvar os primários caminhos da ausência.

Não houvesse ausência,

não haveria saudade,

e, por certo, não haveria poema.

Ninguém veio,

e o poeta passou a adiantar-se aos encontros

a contemplar as ausências,

e o poema estava salvo.


In. Revista Poesia Sempre. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2009

Imagem retirada da Internet: Solidão



Francisco Perna Filho - Poema



para meu pai






GENEALOGIA



Aprendi a esperar as estações,
como o palhaço que divisa a platéia do picadeiro:
um semblante triste,
um olhar enviesado,
um sacrifício de espera.
Sorrir da própria dor,
até que todos venham
e lotem o vazio de suas almas.
Tudo se consome de alguma forma,
e o que sobra são os bancos vazios das estações,
rodoviárias e aeroportos.
O avô do meu avô,
assim como o meu avô
e o meu pai,
morreu do coração.
Eu fui poupado,
Nasci poeta.


In. Revista Poesia Sempre. Nº 31, ANO 16,Rio de Janeiro: BIBLIOTECA NACIONAL, 2009.

Imagem retirada da Internet: by Rita Angel A Espera

Brasigóis Felício - Crônica

Dizeres de Estamira



Brasigóis Felício



Estamira é uma mulher do povo, catadora em um dos lixões da Baixada fluminense. Dizem que é doida de pedra, mas é de uma lucidez delirante, tem um discurso apocalíptico, o que teria um Nietzsche antes de mergulhar na escuridão, ou de um Glauber Rocha, na fase em que anunciou ao universo ser o General Golbery do Couto e Silva um gênio da raça, ou um Geraldo Vandré, ao propor uma santa como padroeira do Exército.

Mire e veja: louco talvez seja quem assim a diz – e não é feliz. Estamira jura de pés juntos que é melhor não ser um normal, normoticamente encaixotado na vidinha hipócrita e trivial do burguês com 90% de cifras na alma enferrujada.

Pouco e malmente esquentou bancos de escola. Menos ainda leu Clarice Lispector, nem sabe quem ela foi – nem é afeita à leitura de livros, menos ainda tem rompantes de ser leitora ou poetisa. Contudo, uma poesia alucinada brota, em cascata, por sua boca sempre sorridente, a não ser quando fica brava com a humanidade, e dana a lançar faíscas, estalos de Vieira, em frases cortantes como navalha.

Coerência em sua fala catártica e apoplética quase não há – mas perguntar não ofende lógica e acessibilidade à mente cartesiana e superficial também não existe nas obras de James Joyce, de Clarice Lispector, de Guimarães Rosa, Sousândrade, e de certos poetas vanguardistas? Como no discurso viperino, lançado às escuta impossível da cidade vertiginosa, repleto de indignação e raiva, que proferiu no lixão, diante de cineastas que a filmavam: “Existe a lucidez e a ilucidez. A gente aprende alguma coisa de tanto lucidar”.

Mais adiante, assumindo a postura de um Antonio Conselheiro de saias, pregando aos fanáticos insurrectos, antes do trágico e covarde assalto final aos casebres de Canudos: “Vocês não aprenderam nada na escola. Vocês só copiam hipocrisias e mentiras charlatais!”. Não bastando o peso da acusação, dirigida a toda a humanidade, e sem excluir a equipe de cineastas que filmava seu discurso apocalíptico: “Eu não sou como vocês, que são apenas robôs sanguíneos!”.

Para Estamira, “Neste mundo de maldades não tem mais o inocente. O que tem, isto sim, por todo lado, é o esperto ao contrário”. Comovente de se ver é o prazer de Estamira no cozinhar para suas netas, que de vez em quando a visitam, em seu barraco, na favela. Ou a ternura e cuidado com que cuida de seus muitos cães e gatos. Tudo em seu casebre é limpo.

Psiquiatras que lhe passam remédios para amenizar o que chamam de surtos de alucinação, tratam de Estamira como uma delirante, apenas. Não é de se espantar: Lima Barreto, Antonin Artaud, Cruz e Sousa, José Décio Filho, e outros gênios da literatura foram internados como doidos de pedra – sendo que este último escreveu suas melhores obras no hospício, entre uma e outra sessão de eletro-choque.

Para não dizerem que não terminem esta crônica com os dizeres de estamira, vão aqui mais umas faíscas de seu lucidar delirante: “Tempo eterno é tempo infinito, mas tem o além e o além do além. Nenhum cientista foi até o além, quanto menos no além do além. Para mim, tudo o que nasce é nativo, isto é, natal”.

Tudo isto tendo sido dito por Estamira, dou-me ao direito de também, sendo vidente-louco, segundo o pré-conceito dos que não desafinam no coro dos contentes, de lucidar, ao meu jeito de anjo torto: - Muitos dos que estão nas ruas, engaiolados em seus carros, são apenas escravos, disfarçados de libertos. – Vive em ministério de boniteza não o que fala bonito, mas o que escuta e vive bonito. – No teatro dos dias, as pessoas representam, em cenários de violência e destruição, os fantasmas perversos que serão.


Imagem retirada da Internet: Estamira

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