LEITURAS

Por Pedro Alcântra*

No seu último ano de vida, 1924, durante um passeio com sua amante Dora Diamant, no parque Steglitz, em Berlim, Kafka se encontra com uma menina que se mergulha em choro. Ao indagar a garotinha sobre o motivo, esta lhe diz que perdera a sua boneca. Imediatamente, Kafka constrói uma história para explicar o desaparecimento da mesma: “- Sua boneca só estava fazendo uma pequena viagem, eu sei porque ela me enviou uma carta” (LEMAIRE, 2006, p.226). Com um olhar desconfiado a menina indaga: “- Tens contigo essa carta?”, “- Não”, responde Kafka, “- deixei em casa, mas a trarei amanhã”. Assim que chega em sua casa, Kafka começa a escrever uma carta. No dia seguinte, entrega a carta à menina:

A boneca explicava que tinha cansado de viver na mesma família, ela dizia que queria trocar de ares; em uma palavra, queria se separar por algum tempo da menininha, que no entanto ela amava muito” (LEMAIRE, 2006, p.227).

Em seu relato sobre sua vida com Kafka, Dora encerra a história com uma lição

Alguns dias depois, a criança esquecera a perda de seu brinquedo e só pensava na ficção que ele lhe oferecera como compensação. Franz escreveu cada frase do romance com tanta precisão e humor que a situação da boneca ficara fácil de entender: a boneca crescera, fora para a escola, encontrara outras pessoas. Ela sempre assegura seu amor à criança. (DORA, apud, LEMAIRE, 2006, p.227).

A identificação de Kafka com a apreensão de menina é instantânea, ele enfim conhece a leitora ideal, uma pessoa que, como ele, prefere a “verdadeira vida” da ficção à vida real. Tal experiência traz luz ao grande legado do escritor de Praga. Essa característica se faz presente em todas as suas obras e em toda a sua vida, pois para Kafka, o tempo presente é um misto de absurdo, ficção e realidade.
Oriundos de família judia que se instalam na Boêmia, os pais de Kafka se tornam comerciantes com relativo poder econômico. A descrição de Hermann Kafka, o pai, é de um homem com pulso de ferro e ambições financeiras. Sobre a infância do escritor, muito pouco se sabe, certo é, que a relação com o pai sempre foi dolorosa. Da juventude até a sua morte, quatro elementos serão norteadores do projeto literário Kafkaniano, quais sejam, a dura relação com o pai; a frustração profissional – Kafka formara em Direito e trabalhou em uma Companhia prestando serviços burocráticos, e em tal empreendimento, observou a relação estreita entre poder econômico e a o desmantelamento da justiça e da lei; as desilusões amorosas; e por fim a paixão pela escrita. As experiências de vida com toda certeza avolumaram as tintas de suas canetas ao construir seu repertório literário. Com características singulares, Kafka entre para a seleta fileira dos grandes escritores e ensaístas, que com um olhar profícuo, conseguiu contemplar os desafios e as lamúrias da vida humana e social contemporânea.
O brilhantismo de Kafka se apresenta, dentre os demais, pelo hibridismo de seus personagens. Em vários romances, o autor elenca como personagem principal, animais com características humanas, apresentando assim uma estreita relação entre o estilo de vida animalesco que o tecnicismo burocrata engendrara nos indivíduos. Em “Metarmofose”, Gregor Samsa, o funcionário e filho exemplar se torna, da noite para o dia em um inseto. Em “Relatório à academia”, o macaco apanhado em uma floresta se torna um contador de histórias e personagem de circo.
Kafka se lança sobre seus personagens para expressar sua própria angustia. Gregor Samsa, aquele que em sonhos viaja em seus desejos, mas que no presentismo está enclausurado na figura de um ser desprezível que, muito pior do que sua situação metamorfoseada, lamenta pelo aprisionamento que o trabalho burocrático lhe impõe, impedindo-o de ser o que sempre quis, assim como a humilhante dependência dos pais para a sua sobrevivência. A transformação de humano em inseto experimentada por Samsa, é na verdade o insight que Kafka absorve da modernidade, qual seja, da desumanização pelo processo de transformar o indivíduo em mera engrenagem de um sistema. Tal fato pode ser observado pelo próprio sentimento dos personagens. Samsa, mesmo em forma de inseto, se preocupa muito mais em perder o emprego do que com sua condição física e emocional. O chefe também não se preocupa com a condição de Samsa e lhe cobra serviço.  E com um fim emblemático, a própria família se mostra desinteressada pelo filho que acabara de morrer sem alguma explicação. Após o fato, a mãe e irmã saem para dar um passeio como se nada tivesse acontecido.
Sobre a fragilidade da justiça em seu tempo, Kafka escreve o famoso romance O processo. Em tal obra, narra a história de um homem que é julgado segundo leis que ele não consegue descobrir e finalmente é executado sem saber o que tudo aquilo significa. Ao investigar o seu destino, descobre uma grande organização por trás de tudo aquilo.

Se encontra uma grande organização. Uma organização que mobiliza não só guardas corrompíveis, inspetores e juízes de instrução pueris... mas que, além disso, sustenta uma magistratura de grau elevado e superior, com seu séquito inumerável e inevitável de contínuos, escriturários, gendarmes e outros auxiliares, talvez até de carrascos. (KAFKA, apud ARENDT, 2008, p.97).

A injustiça diante do fato é menos catastrófica do que aquilo que acontece com o próprio acusado, pois tal organização e o clamor popular faz brotar dentro de si um sentimento de culpa. Não apenas o rigor da injusta lei, mas algo intrínseco que faz com que o próprio injustiçado creia em seu inexistente erro. As últimas palavras do romance apontam para tal fenômeno, na hora da execução, ao ser degolado por dois indivíduos, o personagem profere suas últimas palavras em agonia: “Como um cachorro, como se a vergonha fosse sobrevivê-lo” (KAFKA, 1969, p.181).
Tanto em A Metamorfose, quanto em O Processo há a presença de elementos proféticos daquilo que o século XX pode de pior experimentar. Tais romances apresentam um processo evolutivo na vida de seus personagens com semelhanças diretas àquilo experimentado nos regimes totalitários, a saber, a privação de liberdade, a rendição e a morte. O animalesco presente nos romances também têm como ápice de concretização os campos de extermínio dos regimes ditatoriais a partir do início do século XX, onde o homem se tornou apenas mais um animal que, é fadado à sofrimentos impensáveis até então na história da humanidade, homem, animal sem direitos, sem identidade, sem nome, sem vida. Agamben relata sobre a situação desumana daqueles que eram conhecidos como muçulmanos no campo de concentração:

O assim chamado Muselmann, como era denominado, na linguagem do Lager, o prisioneiro que havia abandonado qualquer esperança e que havia sito abandonado pelos companheiros, já não dispunha de um âmbito de conhecimento capaz de lhe permitir discernimento entre o bem e mal, entre nobreza e vileza, entre espiritualidade e não espiritualidade. Era um cadáver ambulante, um feixe de funções físicas já em agonia. (AMERY, apud AGAMBEN, 2008, p.49).

Assim, animalidade da vida humana e o processo de transformação, rendição e morte, ao qual Kafka já abordara, têm, nas monstruosidades das formas de governo totalitárias e sistemas econômicos oligárquicos seu cumprimento profético. Certo é que os escritos do autor de Praga nunca se tornaram tão necessários para o nosso tempo presente.

Bibliografia

AGAMBEN, Giorgio. O que Resta de Auschwitz. São Paulo: Boitempo, 2008.
AREDNT, Hannah. Compreender: Formação, exílio e totalitarismo (ensaios). Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
LEMAIRE, Gérard-Georges. Kafka. Trad. Julia da Rosa Simões. Porto Alegre: L&PM, 2006.
KAFKA, Fanz. A metamorfose. Tradução de J. A. Teixeira Aguillar. Santiago: Publicações Europa América, 1988.
_____. O Processo. Trad. Torrieri Guimarães. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1964.

 * Pedro Alcântara é Professor, Reverendo. Graduado em Filosofia (PUC GO) e Teologia (STBG). E Mestre em Filosofia (UFG). Atua como pesquisador nos temas Educação, Filosofia e Religião.

Um comentário:

  1. “...pois para Kafka, o tempo presente é um misto de absurdo, ficção e realidade.”

    “Tanto em A Metamorfose, quanto em O Processo há a presença de elementos proféticos daquilo que o século XX pode de pior experimentar. Tais romances apresentam um processo evolutivo na vida de seus personagens com semelhanças diretas àquilo experimentado nos regimes totalitários, a saber, a privação de liberdade, a rendição e a morte.”

    "...que com um olhar profícuo, conseguiu contemplar os desafios e as lamúrias da vida humana e social contemporânea"

    Baita texto de Pedro Alcântara. Além de formativo, nos cativa pelo serviço de apoio antes de iniciar em Kafka e suas anomalias verossímeis.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui

Leia também

Valdivino Braz - Poema

Soldado ucraniano Pavel Kuzin foi morto em Bakhmut  - Fonte BBC Ucrânia em Chamas - Século 21                               Urubus sobrevoam...