José Régio - Poema



CANÇÃO DA PRIMAVERA



Eu, dar flor, já não dou. Mas vós, ó flores, 
pois que maio chegou, 
Revesti-o de clâmides de cores! 
Que eu, dar flor, já não dou.


Eu, cantar já não canto. Mas vós, aves, 
Acordai desse azul,calado há tanto, 
As infinitas naves! 
Que eu, cantar, já não canto.


Eu, invernos e outonos recalcados 
Regelaram  meu  ser  neste  arripio... 
Aquece tu, ó sol, jardins e  prados! 
Que eu, é de mim o frio.


Eu,  Maio, já não tenho. Mas tu, Maio, 
Vem, com tua paixão, 
Prostrar a terra em cálido desmaio! 
Que eu, ter Maio, já não.


Que eu, dar flor, já não dou; cantar,não canto; 
Ter sol, não tenho; e amar...  
Mas,  se não amo, 
Como é que,  Maio em flor, te chamo tanto, 
E não por  mim  assim te chamo?  


Imagem retirada da Internet: Primavera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui

Leia também

Valdivino Braz - Poema

Soldado ucraniano Pavel Kuzin foi morto em Bakhmut  - Fonte BBC Ucrânia em Chamas - Século 21                               Urubus sobrevoam...