D. Dinis - Cantiga de Amor

     

    Se eu podess' ora meu coraçon,
senhor, forçar e poder-vos dizer
quanta coyta mi fazedes sofrer
por vós, cuyd' eu, assy Deus mi perdon,
    que averiades doo de mi.

    Ca, senhor, pero me fazedes mal,
e mi nunca quisestes fazer ben,
se soubessedes quanto mal mi ven
por vós, cuyd' eu, par Deus, que pod' e val,
     que averiades doo de mi.

     E, pero mh-avedes gram desamor,
se soubessedes quanto mal levey
e quanta coyta, des que vos amey,
por vós, cuyd' eu per bõa fé, senhor,
      que averiades doo de mi.

     E mal seria, se non foss' assy.


In. Do Cancioneiro de D. Dinis. São Paulo: FTD, 1995, p.37
Imagem retirada da Internet: D.Dinis

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui

Leia também

Valdivino Braz - Poema

Soldado ucraniano Pavel Kuzin foi morto em Bakhmut  - Fonte BBC Ucrânia em Chamas - Século 21                               Urubus sobrevoam...