Octavio Paz - Poema


                    
  
               ENTRE IR E FICAR


                       Entre ir e ficar hesita o dia,
                       de sua transparência enamorado.
                       
                       A tarde circular é já baía:
                       em seu quieto vaivém se mexe o mundo.
                       
                       Tudo é visível e tudo elusivo,
                       tudo está perto e tudo é intocável.

                       O lápis, os papéis, o livro, o vaso
                       abrigam-se na sombra de seus nomes.

                       Pulsar do tempo, latejar-me à fonte,
                       teimosa, a mesma sílaba de sangue.

                       A luz tece no muro indiferente
                       um espectral teatro de reflexos.
                       
                       Bem no centro de um olho me descubro:
                       não me fita, me fito em seu olhar.
                       
                       O instante se dissipa. Sem mover-me,
                       eu me quedo e me vou: sou uma pausa.


 Tradução de Anderson Braga Horta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui

Leia também

Valdivino Braz - Poema

Soldado ucraniano Pavel Kuzin foi morto em Bakhmut  - Fonte BBC Ucrânia em Chamas - Século 21                               Urubus sobrevoam...